“O projeto educacional capitalista não nos contempla”

Por Raissa Dantas

O III Seminário Estado e Educação, encontro regional preparatório para o III Encontro Nacional de Educação (2018) teve início na última segunda-feira, 28 de agosto de 2017. O credenciamento ocorreu durante toda a tarde e no início da noite iniciaram as solenidades e atividades do Seminário.

Uma mística de abertura foi preparada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). A encenação trouxe reflexões e críticas sutis aos participantes, que tiveram emoções despertadas por meio de cantigas populares que acompanharam uma representação de cura, metaforicamente falando, da população por vias da educação. Logo após ocorreu breve lançamento do livro “Rede Pública pelo Direito de Ensinar e Aprender: experiências coletivas de políticas públicas”, organizado pela Professora Silma do Carmo Nunes e pela Professora Gercina Santana Novais, que fez a exposição do trabalho em questão.

Na sequência foi realizada mesa de abertura que contou com representações do Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), MST, Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro MG), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACIS), DCE, Sindicato dos Trabalhadores Técnico – Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (SINTET-UFU), Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra Sindical) e Associação dos Docentes da Universidade de Uberlândia (ADUFU), que construíram o III Seminário Estado e Educação. As/os representantes saudaram a luta em defesa da educação pública, a vida, aos participantes do Seminário, as demais entidades ali presentes e encaminharam a noite para a mesa principal do primeiro dia de evento. Mário Guimarães Júnior, coordenador geral da Fasubra Sindical e do SINTET-UFU reforçou a centralidade da construção de atividades como o Seminário e destacou que “entendemos que eventos como esse são importantes para a construção da luta pela democratização da educação básica e superior no Brasil, em especial na democratização da UFU”.

A mesa ”Projeto Educacional para Além do Capital: resistir é possível e necessário” teve a coordenação de Marina Ferreira de Souza Antunes (ADUFU- GTPE) e exposições de Madalena Guasco Peixoto (Contee) e Marina Barbosa Pinto (UFJF). Madalena Guasco expôs aos presentes um panorama privatizante o qual incide nas políticas governamentais brasileiras e no projeto de sociedade hegemonicamente predominante em curso. Ela apresentou conteúdos de sua pesquisa para apontar aos presentes como o projeto ultraliberal age predatoriamente em terras e na educação brasileira e o que temos de elementos para enfrentamento concreto no curto período.

Logo após, Marina Barbosa reforçou o caráter político da defesa da educação pública. Ela afirmou a necessidade da unidade programática de lutadoras e lutadores sociais enquanto materialidade, o imperativo da generosidade política entre pares que a conjuntura demanda, a firmeza nos princípios para alcançar vitórias e destacou o que considera como a luta estratégia que devemos pautar, que é a da educação enquanto direito social. “O projeto educacional capitalista não nos contempla”, afirmou Barbosa que defende um Projeto Educacional como Projeto de Estado e não Projeto de Governo. Para isso, destacou, precisamos assumir efetivamente a educação como direito social, já que hoje a compreendemos como um bem público, destacando o “bem” com algo potencialmente comercial. Marina Barbosa frisou a necessidade do princípio universal da educação e do financiamento estatal para garantir direitos sociais.

As/os participantes presentes levaram reflexões aos presentes e à mesa, gerando debate e diálogos. A primeira noite do III Seminário Estado e Educação findou com a reafirmação de um comprometimento coletivo de defesa da educação e de um entendimento da mesma como um componente fundamental pra que a democracia siga existindo na nossa sociedade.

 

A cobertura fotográfica completa do primeiro dia do III Seminário Estado e Educação está disponível em www.facebook.com/sintet.ufu

29 de agosto de 2017