”O repasse é insuficiente” declara a diretoria do HC-UFU sobre crise

Técnicos-administrativos em educação questionam situação do Hospital de Clínicas

 

Os coordenadores do SINTET-UFU se reuniram com a diretoria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia HC-UFU na última sexta-feira 30, nas dependências do hospital. Os assuntos discutidos foram: as refeições no Restaurante Universitário do HC-UFU, o controle de ponto e flexibilização das escalas de trabalho.

 

A diretoria esclareceu que os repasses de verba ao hospital vem de várias fontes federal, estadual e município e cada qual é destinado ao pagamento de funcionários, compra de materiais e medicamentos e serviços. A crise no hospital que se arrasta há alguns anos contribui para que a instituição funcione no limite. A distribuição de sopas substituindo as refeições oferecidas aos pacientes, acompanhantes e trabalhadores, segundo a diretoria do HC-UFU, é uma medida provisória. Devido ao atraso no repasse de verba pelo Sistema Único de Saúde SUS previsto para o dia 10 de dezembro, pago parcialmente 70% no dia 30 de dezembro, ocasionou atraso no pagamento a fornecedores.

 

Também segundo a diretoria, a câmara fria onde se condicionam alimentos perecíveis, parou de funcionar custando R$25.000,00 o conserto. A falta de materiais e medicamentos foi citada, a diretoria afirmou que as dívidas com fornecedores aproximadamente R$30 milhões tem agravado o problema. ”O repasse é insuficiente.”

 

A negociação sobre escalas e trocas de plantão segundo a direção, são acordadas com os chefes imediatos e podem ser flexíveis conforme a necessidade do setor.

 

Sobre o ponto eletrônico o SINTET-UFU aguarda reunião marcada para o dia 11 de fevereiro coma pró-reitora de Recursos Humanos, Marlene Marins.

 

3 de fevereiro de 2015