Paralisações dos dias 02 e 03 de outubro terão reposição de trabalho acumulado

SINTET-UFU e Reitoria finalizam negociação sobre reposição das paralisações dos dias 02 e 03 de outubro de 2019. Também foi acordado procedimento para futuras mobilizações.

 

No final do dia 30 de outubro, o SINTET-UFU reuniu-se com a Administração Superior da UFU para dar prosseguimento às negociações sobre a reposição referente à paralisação dos dias 02 e 03 de outubro e a adoção de um procedimento padronizado para futuras mobilizações, visando evitar que este tema tenha que ser rediscutido a cada paralisação.

Na reunião anterior, ocorrida no dia 23, já havia sido pontuada a necessidade de revisão do Despacho Decisório Nº 124 que solicitava ao sindicato o envio da lista de grevistas. O SINTET-UFU alertou para o risco que tal procedimento acarretava, devido à exposição das servidoras e servidores. Diante disso faltava definir o instrumento de formalização de participação no movimento.

Após as tratativas, ficou negociada a reposição de trabalho acumulado nas paralisações dos dias 02 e 03 de outubro, não sendo necessária a compensação de horas, devendo ser lançada nos registros de frequência a ocorrência de ausência justificada por decisão administrativa (00063). O acordo se estende também aos setores que não utilizam o SISREF, como o Hospital de Clínicas.

O procedimento para futuras mobilizações também ficou definido: além da comunicação formal de paralisação ou greve prevista na legislação, o SINTET-UFU enviará a pauta e programação de atividades que serão debatidas nas mobilizações, devendo a servidora e o servidor, ao aderir ao movimento, enviar à chefia um termo de adesão em modelo a ser disponibilizado pelo sindicato. Este documento possibilitará aos setores se organizarem nos momentos de paralisação, bem como organizar as escalas previstas em lei nos setores de urgência e emergência, sendo requisito para que os(as) participantes das futuras mobilizações possam ser resguardados(as) pelo acordo de compensação do trabalho acumulado.

 

Coordenação Colegiada do SINTET-UFU

31 de outubro de 2019