Pauta para o XXVII CONSINTET-UFU é aprovada em assembleia

Por Lorena Martins

Nessa quarta-feira, dia 2 de outubro, técnicas e técnicos administrativos em educação se reuniram para aprovarem a pauta do Congresso Ordinário de Delegados, o CONSINTET, que deve acontecer no início de dezembro. A assembleia geral foi realizada às 14 horas, no saguão do bloco 5R, campus Santa Mônica, e contou com a presença de diversos servidores.

A pauta sugerida pela Coordenação Colegiada do SINTET-UFU foi: 1- Conjuntura Internacional; 2- Conjuntura nacional; 3- Desafios dos (as) trabalhadores (as) frente à gestão EBSERH; 4- Assuntos de aposentadoria; 5- A autonomia administrativa da UFU e a luta contra o ponto eletrônico; 6- Alteração do Artigo 1° do Estatuto Social do SINTET-UFU; 7- Homenagem a Carlos Marighella, 50 anos de sua morte; 8- Prestação de contas; 9- Plano de Lutas.

Houve um debate sobre a proposta de número 6, referente à alteração do estatuto, pois é algo que pede um congresso exclusivo. No entanto, devido à urgência na modificação do artigo 1°, que trata da representação sindical da entidade, ampla maioria dos servidores presentes concordou que a alteração precisa ser feita, mesmo sem a realização de um congresso extraordinário. Dessa forma, o texto da proposta 6 foi reescrito de modo que deixe claro que apenas o artigo 1º sofrerá alterações. Além disso, dois pontos também foram adicionados à proposta de pauta inicialmente apresentada pela coordenação, o primeiro refere-se às opressões e o segundo é a saúde do servidor no contexto da EBSERH.

Assim, a pauta aprovada para o XXVII CONSINTET foi: 1- Conjuntura Internacional; 2- Conjuntura nacional; 3- Desafios dos (as) trabalhadores (as) frente à gestão EBSERH e saúde do trabalhador; 4- Assuntos de aposentadoria; 5- A autonomia administrativa da UFU e a luta contra o ponto eletrônico; 6- Alteração apenas do Artigo 1° do Estatuto Social do SINTET-UFU, que trata da representação social da entidade; 7- Homenagem a Carlos Marighella, 50 anos de sua morte; 8- Opressões; 9- Prestação de contas; 10- Plano de Lutas.

2 de outubro de 2019