[Plenária FASUBRA] Nota de Repúdio às atitudes e declarações misóginas na Câmara Municipal de Uberlândia

 

A plenária da FASUBRA, realizada nos dias 04 e 05 do mês de março de 2022, em atendimento à denúncia do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos-Administrativos em Instituições Federais do Ensino Superior de Uberlândia – SINTET-UFU, vem a público manifestar o mais profundo repúdio às atitudes e declarações do Vereador Cristiano Caporezzo na Câmara Municipal de Uberlândia.

O parlamentar em questão usou de suas prerrogativas para atacar, usando de termos machistas e misóginos, as mulheres presentes na sessão da câmara com o objetivo de entregar àquela casa o documento “8M Uberlândia – pela vida das mulheres”, no qual denunciam exatamente o tratamento discriminatório e misógino que as mulheres sofrem, todos os dias, nos vários espaços da sociedade.

Este parlamentar, cujo currículo lamentável de defesa da anticiência, da homofobia, do racismo e da misoginia, não possui ao menos, a representatividade necessária para ocupar o espaço legislativo: entrou no cargo pela janela, ocupando vaga de titular eleita, afastada do cargo contingencialmente pela vida.

Não é aceitável que o pensamento e a ideologia neofacista, tão presente nos discursos e comportamento do governo central atual, seja refletida em espaços públicos de representação, como as Câmaras Municipais, em lugar nenhum do Brasil.

Precisamos repudiar sempre e lutar continuamente para abafar esses grunhidos retrógados que insistem em trazer de volta e manter presente um período obscuro da sociedade onde a mulher era desconsiderada.

Não ao patriarcado, não ao machismo e à misoginia, não a todas as formas discriminatórias que ainda vemos muito frequentes em nossa sociedade.

Dessa forma REPUDIAMOS TAIS ATITUDES, e como cidadãs e cidadãos, exigimos que a Câmara Municipal de Uberlândia abra inquérito contra essa completa falta de decoro desse representante cujo nome deve ser banido dos registros históricos.

 

Brasília, de março de 2022.

7 de março de 2022