Primeira Assembleia Geral do ano tem intensos debates

Por Raissa Dantas

Na tarde dessa quinta-feira, 18 de janeiro de 2018, aconteceu a primeira Assembleia Geral (AG) desse ano que além das pautas tradicionais, tratou da análise de conjuntura, prestação de contas da greve e escolha de representantes da categoria para compor o Conselho de Graduação (CONGRAD). Para dar início, todas e todos presentes prestaram 1 minuto de silêncio em memória do camarada Paulo Henrique Rodrigues dos Santos, que faleceu no último dia 04, mas que permanece nas lembranças, na história e na luta de sempre do SINTET-UFU.

Apesar do mês de poucas mobilizações e muitas ausências pro férias, a AG ocorreu com nível elevado de debates acerca da conjuntura nacional, especialmente tratando da Reforma da Previdência, dos ataques prometidos ao funcionalismo público e aos direitos sociais, bem como o julgamento de Luís Inácio Lula da Silva. Houve alguns comentários sobre a retomada da greve, do processo de construção nacional e coletivo para que essa possibilidade tenha lastro real de ação.

A prestação de contas da greve foi aprovada por ampla maioria e o plenário aprovou um teto de gastos para atividades tiradas na greve que ainda estão em execução e, além disso, foi deliberado que o saldo restante será conservado para futuras mobilizações, como uma possível retomada da greve. Além disso no ponto da representação no CONGRAD nenhum presente se manifestou e a mesa levou a proposta de Karla Muniz  para compor o quadro de TAE’s no conselho, que ainda tem 4 vagas em aberto.

19 de janeiro de 2018