Sindicato é pra lutar – Nota de solidariedade ao Sinditest-PR

“Sindicato: nossa casa coletiva, nossa identidade e nosso instrumento de luta.” Hélder Molina

O Sinditest-PR sempre procurou garantir a unidade das trabalhadoras e dos trabalhadores de todos os campi que representa, e é a entidade não só dos servidores e fundacionais, como também, que garantiu com muita luta a representação dos funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). O Sinditest-PR sempre foi responsável com toda a categoria e garantiu espaços de discussão, representação e ação para toda sua base e suas especificidades.

É a partir desse histórico e compreendendo a necessidade de garantir a toda classe trabalhadora direitos básicos que o SINTET-UFU recebeu com a indignação os relatos pela direção legítima do Sinditest-PR. Após derrota no processo eleitoral agrupamentos políticos, que teoricamente deveriam ser defensores da democracia, procuraram através de manobras judiciais deslegitimar um processo liso e que, através do voto direto, ouviu os anseios da categoria. Tais grupos questionaram o direito conquistado pelos funcionários da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná (FUNPAR) de votarem no processo do referido sindicato.

No momento em que para ganhar a direção do sindicato, grupos de interesse vulnerabilizam os trabalhadores mais invisibilizados e precarizados da universidade é que se mostra o grande abismo que existe entre teorias e práticas de determinados coletivos. É quando setores consideram o servidor público melhor ou mais importante que um terceirizado que exerce a sua mesma função, e ainda por um salário menor, é que devemos resistir e lutar cada vez mais.

A citação que antecede esta nota é reflexo da construção sindical em todo o Brasil, e, também, parte significativa da história do SINTET-UFU. O sindicato é e deve ser constantemente um instrumento que acolhe e defende as trabalhadoras e os trabalhadores em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

Nas últimas décadas a precarização do serviço público e a terceirização foram escalonados, especialmente nas universidades, e novos sujeitos passaram a compor o quadro do corpo técnico-administrativo em educação (TAE) das instituições de ensino superior (IFES). Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) os TAEs através do SINTET-UFU foram incansáveis em garantir uma representação justa e igualitária tanto para os concursados tanto para os contratados.

Com o momento em que a contratação por fundações dentro das IFES aumentava, foram figuras históricas do SINTET-UFU que garantiram que nosso sindicato representasse todas e todos que exercem cargos de equivalência dentro do entendimento amplo de técnico-administrativo em educação. Sendo assim, garantimos a representação da Fundação Rádio e TV Universitária (RTU), da Fundação de Desenvolvimento Agropecuário (FUNDAP) e da Fundação de Apoio ao Ensino e à Pesquisa de Uberlândia (FAEPU). Infelizmente, através de medidas autoritárias e interesses difusos aos das trabalhadoras e trabalhadores, o SINTET-UFU perdeu a representação da FAEPU e, hoje,    os fundacionais são tratados como alheios ao fazer universitário, contradizendo assim os princípios básicos e democráticos que a universidade e a sociedade devem se pautar.

O SINTET-UFU valoriza cada fundacional que representamos ao entender que, hoje, cumprem papel importante e fundamental para a construção da universidade. São esses setores precarizados que demonstram a conivência da união com a diminuição de direitos de todas trabalhadoras e todos trabalhadores.

Por fim, o SINTET-UFU se solidariza com todas companheira e todos companheiros e espera que o recurso a ser julgado mostre o abismo de consciência que é o pedido dos derrotados no processo eleitoral. Esperamos que, de fato, a justiça seja feita e não só os verdadeiros vencedores possam fazer uma excelente gestão como a garantia incontestável de representação das trabalhadoras e dos trabalhadores da FUNPAR pelo Sinditest-PR, afinal é onde eles estão e é onde eles possuem identidade!

Pelo direito das trabalhadoras e trabalhadores!

Por justiça ao Sinditest-PR!

Por solidariedade às trabalhadoras e aos trablhadores da FUNPAR!

Coordenação Colegiada SINTET-UFU – 2018/2020

15 de abril de 2019