SINTET-UFU participa do Ocupa Brasília em paralisação da categoria

Por Raissa Dantas, com informações do Correio Braziliense

 

Na última terça-feira, 14 de junho, as/os trabalhadoras/es técnico-administrativos em educação (TAEs) da UFU paralisaram suas atividades em defesa da educação e da recomposição salarial da categoria. O dia de lutas contou com debate virtual e caravana para Brasília, para o ato chamado Ocupa Brasília. O SINTET-UFU enviou uma grande delegação para as agendas na capital federal, que se somou aos milhares de manifestantes, que marcharam na Esplanada dos Ministérios e acompanharam outras atividades convocadas pela Fasubra Sindical.

Os atos do dia foram articulados para reverter o corte orçamentário de bilhões de reais e o desmonte da educação promovido pelo governo Bolsonaro. Os manifestantes protestaram, ainda, contra a PEC 206, que prevê cobrança de mensalidade nas universidades e institutos federais. Com pauta própria, a Fasubra e toda base manifestou, ainda, pela reivindicação da recomposição salarial.

A concentração do ato teve início às 13h na Câmara dos Deputados. A agenda seguiu às 14 horas, com ato interno no Auditório Nereu Ramos, em defesa das empresas estatais do país e contra os cortes na educação. O Ocupa Brasília foi finalizado com ato político e cultural às 17h30, com apresentação de maracatu e do rapper GOG.

O dia de lutas foi organizado e convocado por diversas entidades de classe e estudantis, como a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra Sindical), União Nacional dos Estudantes (UNE), Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Técnico (Fenet), União Brasileira dos Estudantes (Ubes), Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), Andes-SN e Associação Nacional dos Pós-graduados (ANPG).

15 de junho de 2022