Teletrabalho é aprovado na UFU

Teletrabalho: Vitória da categoria!

Nessa sexta-feira, dia 6 de maio, foi realizada reunião do Conselho Diretor, que após longo debate aprovou o Plano de Gestão que possibilita a realização do Teletrabalho na Universidade Federal de Uberlândia. O processo nº 23117.067294/2020-08R foi apresentado pelo relator Sérgio Vitorino Cardoso. Em que pese a existência de aspectos que podem levar à precarização das condições de trabalho e que precisam de vigilância do sindicato e da categoria, a possibilidade do teletrabalho é um avanço inegável.

Com a regulamentação do teletrabalho pela IN 65 de 2020, o SINTET UFU elegeu em assembleia no final de 2020 um Grupo de Trabalho para a discussão da IN e também das regulamentações que já estavam acontecendo em outras instituições federais. No início de 2021, a UFU montou uma Comissão Institucional, com representantes da comunidade acadêmica para criar uma regulamentação do teletrabalho aqui em nossa universidade. No primeiro semestre do ano passado, tanto o GT do SINTET quanto essa comissão institucional se debruçaram no estudo da IN e outras legislações para elaborar uma minuta de resolução que pudesse regulamentar o programa de gestão proposta na IN para a UFU.

Essa proposta de resolução foi colocada em discussão no CONDIR em março de 2022 e, nessa sexta-feira (6), os Conselheiros se reuniram novamente para darem seguimento às discussões. O SINTET-UFU reforça que a resolução é fruto de uma discussão ampla, visando as melhores alternativas tanto para o segmento dos técnicos e técnicas quanto para a Universidade, e sua aprovação é resultado da mobilização da categoria que se reuniu, debateu e aperfeiçoou a proposta. Além disso o diálogo ativo com os diretores contribuiu substantivamente para sua aprovação.

 

Assista a reunião do CONDIR na íntegra

6 de maio de 2022