UFU publica portaria que institui Comissão de Jornada de Trabalho

arte-30-horas-implantacao-cjt

Da Coordenação Colegiada

 

No dia 19 de dezembro de 2016, a Administração Superior da UFU publicou a Portaria nº 1297, instituindo a Comissão de Jornada de Trabalho da Universidade Federal de Uberlândia (CJT-UFU), prevista pela Resolução 05/2016 do Conselho Diretor.

Para que serve a CJT-UFU?

A criação da CJT-UFU está prevista pela Resolução 05/2016 do CONDIR, e tem a função de receber e avaliar as solicitações realizadas pelas trabalhadoras e trabalhadores de cada setor da Universidade. Para a CJT-UFU aprovar a flexibilização da jornada de trabalho para 30 horas semanais em um respectivo setor, esse deve demonstrar na solicitação que é capaz de flexibilizar a jornada de trabalho mantendo uma abertura mínima de 12 horas diárias para atender o público usuário, sem necessitar de novos recursos humanos para efetivar a flexibilização. Ou seja, a proposta é buscar uma melhor qualidade de vida e de trabalho, maior eficiência no trabalho desempenhado dentro da UFU e ampliação do acesso do público usuário aos serviços oferecidos pela Universidade.

Quais os próximos passos em direção às 30 horas na UFU?

A CJT avaliará inicialmente a flexibilização da jornada de trabalho em todos os Hospitais Universitários da UFU e em todos os Setores do Sistema de Bibliotecas de nossa Universidade. Após análise desses setores, a CJT avaliará os demais pedidos que serão enviados para essa Comissão. A CJT informará todas as condições que organizarão o envio das solicitações, bem como os trabalhos dessa Comissão. A CJT deverá se reunir ainda em Janeiro, para escolher quem presidirá essa Comissão e iniciar a organização dos trabalhos.

Precisamos nos manter mobilizadas e mobilizados!

A criação da CJT é um passo importante para avançarmos em direção da flexibilização da jornada de trabalho na UFU estruturada em 30 horas semanais. O momento agora requer que todas e todos se mobilizem em seus setores, para que avaliem as condições de trabalho e preencham toda a documentação que será analisada pela CJT. Em caso de dúvidas, entrem em contato com a Direção do SINTET-UFU (3214-1649), compareçam nas assembleias, para que possamos de forma organizada avançar nessa consolidação dessa conquista batalhada por todas e todos nós há anos!

Confira abaixo a portaria que instituiu a CJT-UFU:

portaria-cjt-ufu

4 de janeiro de 2017