Na tarde desta terça-feira, 21 de janeiro de 2025, o SINTET-UFU realizou uma Assembleia Geral no Anfiteatro C e D do Bloco 5R, no Campus Santa Mônica, além de contar com transmissão online pelo Zoom. A pauta foi única, abordando exclusivamente a Medida Provisória n° 1286/24, que altera a carreira dos servidores técnico-administrativos em educação.
A mesa foi coordenada por Jaciara Boldrini, Ana Lucia, Mayza Carvalho e James Soares, e teve como convidados Suelen da PROGEP, VInicius da Folha de pagamento, e Agnaldo, do
CNSC da FASUBRA. Entre os pontos abordados, estão:
- Reajuste salarial e MP 1286/24: Ambos dependem da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) pelo Congresso Nacional;
- Mudança no interstício: O tempo necessário para progressões foi reduzido de 18 para 12 meses;
- Reestruturação de carreira: Prevista para fevereiro ou março, será implementada automaticamente após atualização do sistema;
- Aceleração de carreira: Agora ocorre a cada 5 anos de exercício efetivo na carreira, não mais a partir da última capacitação.
Além disso, a mesa respondeu às perguntas dos presentes, garantindo maior clareza sobre os novos procedimentos e esclarecendo as dúvidas mais frequentes.
Encaminhamentos aprovados
Dois encaminhamentos importantes foram deliberados:
1. Mobilização em Brasília: O SINTET-UFU se colocou à disposição para enviar representantes à capital em fevereiro ou março, assim que a FASUBRA convocar as entidades de base para atuação junto ao Congresso Nacional. A proposta foi aprovada por maioria absoluta no plenário e por unanimidade online;
2. Retomada de greve em caso de não cumprimento do acordo: Caso o Governo Federal e o Congresso Nacional não cumpram o acordo de greve até março, o SINTET-UFU levará à próxima Plenária Nacional da FASUBRA a proposta de retomar o movimento grevista. A medida foi aprovada por maioria absoluta no plenário e por ampla maioria online.
Informações adicionais
O SINTET-UFU reforça o compromisso de acompanhar as negociações. Caso haja dúvidas sobre mudanças de carreira e outros temas relacionados a MP, entre em contato com a DICAR pelo telefone (34) 3291-8999.
Confira as imagens
Kommentare