Por Osmam Martins
Em mais uma reunião da comissão de diversidade sexual na UFU, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP), Elizete Mendes Rosa, da coordenação de assuntos de aposentados e Osmam Martins, da assessoria de comunicação do sindicato, representaram o SINTET-UFU e discutiram os resultados da pesquisa que apontou as principais queixas dos alunos LGBT’s da UFU.
Com representação da Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (DIPAE), Divisão de Saúde (DISAU) e demais integrantes da comissão, a reunião acontece uma vez ao mês e visa elaboração de documento para compor o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAE), orientando estudantes LGBT’s da universidade a recorrer aos mecanismos institucionais para resolução dos problemas de convívio nesse sentido.
No encontro, algumas ações como “eventos com calendários anuais, sensibilização da comunidade acadêmica e a criação de grupos permanentes” foram sugeridos. Mapeando os principais grupos ativos socialmente na universidade, foram identificados 26 coletivos, esses que estão juntos na frente de ações e de conscientização pela importância da construção coletiva do documento.
Nesta reunião, a representação do SINTET-UFU se comprometeu a realizar evento para os/as técnicos/as administrativos/as da UFU abordando a questão LGBT dentro da universidade. Este evento já está em fase de elaboração e em breve deverá ser divulgado pelas mídias sociais do sindicato e nos campi universitários da UFU.
Comments