O Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (Consun/UFU), em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (21/10), aprovou a moção de apoio à greve dos docentes, técnicos administrativos e estudantes, marcada para começar nesta segunda-feira (24/10).
No texto o conselho afirma que reconhece como legítimos os motivos que levaram a Associação dos Docentes da UFU (Adufu), o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) a iniciar a greve. O Consun declara ainda que rejeita qualquer tipo de cerceamento à livre expressão de servidores e alunos, individualmente ou em grupos.
Os conselheiros também aprovaram uma moção contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 – que cria um teto para as despesas do governo federal, com cifras corrigidas pela inflação, por até 20 anos – e um manifesto da UFU sobre a Medida Provisória (MP) 746 – que institui uma reforma no ensino médio.
A manifestação contrária à PEC 241 e à MP 746 também compõe a pauta de greve dos três segmentos da UFU. As demais reivindicações podem ser conferidas nas páginas eletrônicas de cada entidade representativa: Adufu, Sintet eDCE.
Veja os documentos aprovados pelo Consun:
Escrito por Diélen Borges
Fonte: comunica.ufu.br
Comments