PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 10 de agosto de 2022
(Raissa) Olá, companheiras e companheiros ouvintes da Universitária FM, eu sou Raissa Dantas e está no ar o FALA SINTET-UFU. 28 de julho de 2022 foi o dia sobrecarga da terra, data em que a utilização de recursos naturais pela humanidade, ultrapassou a capacidade anual de regeneração do planeta terra. Pra explicar melhor essa questão, eu convido a Célia Xakriabá, que é Educadora, mestra em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília e doutoranda em antropologia pela UFMG.
Célia, seja bem-vinda!
(Célia) Olá queridos ouvintes que estão trabalhando, que estão estudando ou que estão aí também na cozinha, todas as pessoas uma saudação especial. Aqui quem fala é Célia Xakriabá, aqui da região norte de Minas Gerais, do bioma cerrado. E o que vamos falar agora é sobre a sobrecarga da terra. É muito urgente a gente pensar que a terra está sobrecarregada, as mudanças, as crises climáticas, recai também nesse momento, nós somos a última geração que podemos fazer alguma coisa pra barrar as mudanças climáticas e hoje você sabia que segundo o painel da ONU a demarcação dos territórios indígenas significa a solução número 1 pra barrar as crises climáticas? É urgente entender a nossa contribuição. Você sabia também que nós, povos indígenas, não somos nem 1% da população brasileira? No entanto, somos 5% da população da humanidade e protegemos mais de 83% da biodiversidade do mundo. Essa é a nossa contribuição pra barrar a sobrecarga da terra. E você sabia que nesse dia 28 de julho já se esgotou todas as possibilidade que a sobrecarga da terra tinha pra gente gastar também. E hoje eu te faço uma pergunta. Qual é a sua contribuição também pra regenerar essa sobrecarga da terra? Se você se perguntar onde o desmatamento começa, onde o referenciamento começa, o desmatamento e o reflorestamentos e corações, começa dentro de nós. Nós temos um desafio importantíssimo de desaquecer o planeta, pra aquecer o coração. Ainda dá tempo, a terra está chamando, a terra está sendo estuprada. Assim também como as montanhas gerais, as Minas Gerais, os povos gerais, as águas gerais, a sobrecarga da terra depende de nós pra continuar tendo a existência de nós seres humano e seres vivos, a sócio biodiversidade nesse planeta. E gostaria de dar também uma saudação especial pra nossa companheira Raissa que abriu esse espaço, e nesse momento é importante você entender qual é a nossa contribuição também nesse planeta. E gostaria de mandar essa saudação também entender a importância de descolonizar os biomas, o bioma cerrado, a Mata Atlântica, Amazônia, a Caatinga e o Pantanal. Pra continuar mantendo o planeta de pé é importante entender: território demarcado, floresta de fé.
(Raissa) E esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Você pode conferir mais informações em nosso site e redes sociais. Ótima semana a todas e todos e até o próximo programa!
Comments