(Raissa) Olá, companheiras e companheiros ouvintes da Universitária FM. Eu sou Raissa Dantas e está no ar o Fala Sintet UFU.
“A frase do dia é: pra reagir não adianta colocar cropped. Tem que tirar o título e votar, caralho. Se liga hein.”
(Raissa) O prazo pra tirar, regularizar ou transferir o título de eleitor está acabando. Pra votar nas eleições 2022 os brasileiros e brasileiras precisam regularizar o título até o dia 4 de maio.
Bom, e pra quem tem entre dezesseis e dezoito anos, o voto não é obrigatório, mas é muito saudável pra nossa democracia. Nessa edição do FALA SINTET-UFU, nós vamos conversar com a Maria Eduarda, que tem dezessete anos e é estudante secundarista na Escola Estadual Renê Gianetti.
Seja bem-vinda Maria Eduarda.
(Maria Eduarda) Oi galera, tudo beleza? Primeiramente eu queria dizer que é uma honra estar aqui, poder falar com vocês, né? Então vamos lá falar sobre esse assunto relevante que é o título de eleitor.
Primeiramente, qual que é a importância do título de eleitor? O título de eleitor serve pra você fazer mudança. Você poder mudar o cotidiano que você está inserido. Você está insatisfeito com o preço da carne? Com o valor absurdo que a sua energia está vindo? Você tem que mudar isso na hora de votar. Porque não adianta só falar “ai eu quero que mude, eu quero que mude” e não fazer nada. Entende? Então as urnas são o nosso principal meio de comunicação de falar “isso não está legal, eu quero uma coisa você não está me representando, eu preciso de outra pessoa aí”.
E como que você tira esse título? Como que você faz essa diferença? Você entra no site do título MEC, é bem rapidinho, não tem mais toda aquela burocracia de ir no Tribunal Eleitoral, de você pegar uma fila gigantesca. Não, não tem. Você só entra ali no seu navegador, no título net e você preenche com seus documentos um comprovante de endereço, a sua identidade. E dentro de dez a quinze dias ele chama uma resposta pelo canal de comunicação que você colocou na hora de fazer o seu cadastro. Pode ser seu e-mail, pode ser seu telefone. E você baixa na sua loja de aplicativo o E-Título. E nele você consegue colocar todos os dados da sua aprovação. E pronto. Você já está apto a votar. Então é muito fácil, e uma curiosidade sobre o título é que quando você entra, ele fala que você não tem a sua biometria cadastrada, você não tem a sua biometria justamente porque você fez o seu título num período pandêmico e não é obrigatório ter a biometria pra votar nessas eleições. Então você pode votar levando o título no seu telefone e a sua identidade. Então é muito prático.
E a pergunta que todo mundo faz. Quem pode votar? Qualquer adolescente acima de dezesseis anos. Não tem praticidade maior do que essa. Você fez dezesseis anos num dia, no outro você já pode ir lá e se cadastrar no MEC. Então é muito prático, é muito rápido e vale lembrar que o o título de eleitor, ele serve pra você estar a fazer a sua vontade como cidadão. Tipo você mostrar que não está legal a realidade que você está vivenciando, que você precisa de experiência pra você saber se a própria experiência vai te agradar porque se você não se mobilizar com seus dezesseis anos você vai colher fruto disso nos seus vinte anos porque quando nós completarmos vinte anos a gente ainda vai estar colhendo a fruta da nossa eleição de dois mil e vinte dois.
Então vota, vota com consciência. E o principal galera, vamos fazer o título? É tão rapidinho… Depois desse tutorial que eu dei, depois da importância que eu falei que ele tem, não é possível que vocês não vão fazer, né?
(Raissa) Maria Eduarda, a gente agradece muito a sua participação nesse com FALA SINTET-UFU de hoje e incentiva, reforça, essa importância da participação dos nossos adolescentes, da nossa juventude, de dezesseis a dezoito anos, tirem o título de eleitor e vamos exercer a democracia também nas urnas.
E aí quem ainda não tirou o título? Eu achei que não tem gente que não tirou o título ainda não. Tira! Bora votar que é o único jeito mínimo da gente conseguir mudar alguma coisa. A gente precisa mesmo tirar o título e ir lá vantagem. Pelo amor de Deus! votar que nós temos que mudar isso aí. Não dá mais, hein.
Esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana. Você pode conferir mais informações em nosso site e em nossas redes sociais. Uma ótima semana a todos e todos. Fiquem de olho no prazo para regularizar o título de eleitor que é até o dia quatro de maio e até o próximo programa.
Ver essa foto no Instagram
Comments