SINTET-UFU discute terceirização, liberação sindical e planos de saúde em reunião com a PROGEP
- sitesintet
- 26 de fev.
- 2 min de leitura
Por Raissa Dantas

Na tarde da última terça-feira (25), o SINTET-UFU se reuniu com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFU para tratar de três temas centrais: a terceirização na universidade, a liberação sindical parcial para membros da coordenação colegiada e a situação dos planos de saúde dos servidores.
O primeiro ponto abordado foi a terceirização na UFU O SINTET-UFU expôs diversos problemas relatados por trabalhadores terceirizados que têm procurado o sindicato com pedidos de ajuda e intervenção em questões como: o não repasse da cota patronal ao INSS, redução salarial após recontratações, descontos indevidos no auxílio-alimentação, carga horária irregular de 44 horas semanais, falta de uniformes e dificuldades enfrentadas por terceirizados no HC-UFU devido a restrições para acompanhantes de pacientes. O sindicato também propôs que a universidade crie um grupo de trabalho institucional sobre condições de trabalho que aborde questões tanto RJUs quanto terceirizados.
O pró-reitor se comprometeu a revisar contratos e aditivos, dialogar com as empresas sobre as irregularidades e normatizar a carga horária de 40h o mais rápido possível. Além disso, afirmou que enquanto gestor, buscará definir diretrizes institucionais para licitações e contratações, articulando-se com outras Pró-reitorias e setores que fazem a gestão de outros contratos de terceirizados, como a PREFE.
No segundo ponto da pauta, a liberação sindical parcial, os coordenadores presentes relembraram que, até 2019, havia uma política acordada com as gestões da universidade em que eram concedidas liberações plenas para alguns coordenadores do sindicato, que foram extintas com a implementação do ponto eletrônico. Desde então, acontecem apenas liberações pontuais para eventos ou atividades específicas. O sindicato solicitou que a UFU volte a conceder liberações e propôs que sejam no formato parcial, para alguns coordenadores. Ainda, foi reforçado que o entendimento de que tais liberações trarão a garantia de maior equilíbrio entre o trabalho na instituição e a atuação política da entidade, para aquelas pessoas que participam da luta sindical.
O pró-reitor demonstrou interesse no encaminhamento da questão e solicitou que o SINTET-UFU formalize a quantidade de dias e nomes dos coordenadores que necessitam da liberação, além de realizar um estudo sobre como essa prática ocorre em outras instituições. O sindicato se comprometeu a levantar tais informações e apresentar uma proposta concreta no próximo encontro das partes.
Por fim, sobre os planos de saúde, a coordenação relatou sobre a preocupação de servidores e aposentados com possíveis mudanças nos planos oferecidos pela UFU, ainda não confirmadas oficialmente, mas que tratam desde mudanças da operadora, até na questão de valores. O pró-reitor informou que a Comissão de Saúde Suplementar está elaborando um informe oficial sobre o tema, que será publicado nos canais institucionais da universidade.
O SINTET-UFU e a PROGEP continuarão as tratativas e desdobramentos do encontro recente e de outros pontos que venham a surgir. Uma nova reunião foi agendada para março, desta vez na sede do sindicato.
Comments