Por Osmam Martins
O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (SINTET-UFU) realizou uma Assembleia Geral nesta terça-feira (25), para discutir a conjuntura nacional e deliberar sobre a deflagração do estado de greve e a paralisação dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs), prevista para a próxima sexta-feira, dia 28/03, começando às 06h30 até às 06h30 do dia 29/03.
O encontro aconteceu de forma híbrida, sendo presencialmente no Campus Santa Mônica e on-line pela plataforma Zoom, e contou com ampla participação da categoria de técnicos administrativos em educação da UFU.
Tendo como ponto central a votação do estado de greve e em defesa do acordo assinado com o Governo Federal em 2024, a proposta foi aprovada por ampla maioria pelos participantes presenciais e também os que participaram on-line.
A proposta
Além da aprovação do estado de greve, a Assembleia Geral também deliberou assuntos importantes para a categoria, como encaminhamento de ofício à PROGEP, solicitando mudanças de posicionamento sobre questão oficializada em documento anterior e sugestão de adoção de estratégias digitais para fortalecer a mobilização incluindo envio de e-mails a representantes do estado e ações em redes sociais. Também ficou deliberado que as discussões sobre as cartas sejam feitas na próxima Assembleia Geral.
A Assembleia também aprovou o encaminhamento de ofício ao Ministério da Gestão e Inovação, para que o pagamento retroativo seja feito em folha separada, e a previsão de atividades durante a paralisação de sexta-feira (28/03).
Outra importante proposta aprovada prevê a realização de duas ações ao longo do dia de paralisação, sendo uma reunião pela manhã com a Gestão Superior, solicitando mudança de posição da PROGEP, e uma atividade remota à tarde, para discutir a conjuntura nacional diante da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA).
O SINTET-UFU reforça a importância da mobilização da categoria em defesa do cumprimento do acordo firmado com o Governo Federal, para que sejam respeitados os direitos dos técnicos e técnicas administrativas em educação.
A programação completa da paralisação está disponível em: sintetufu.org/post/paralisação-28-de-março-de-2025
Acesse o modelo de Declaração de Adesão abaixo:
Confira a cobertura fotográfica completa abaixo:
Comments