top of page

VITÓRIA DA CATEGORIA DE TAES-UFU!

Após meses de luta, à partir de uma reivindicação dos trabalhadores, para que o 20 de novembro fosse reconhecido como dia de memória à luta do povo negro no Brasil, conseguimos nossa vitória.

No Ligeirinho de agosto, denunciamos uma série de situações que mostravam a perpetuação do racismo nas estruturas da nossa instituição. Um abaixo-assinado foi realizado para reivindicar o reconhecimento do Dia da Consciência Negra como feriado ou ponto facultativo na universidade, mas a solicitação foi negada pelo Conselho Diretor e Conselho Universitário, que designou um “ponto facultativo” com reposição de horas posteriormente. O texto regulamenta esse encaminhamento destaca a percepção de que o reconhecimento da data não se trata apenas de legalidade, mas também de uma questão política.

Foi determinada nesta manhã, que haverá, de fato, ponto facultativo no Dia da Consciência Negra na Universidade Federal de Uberlândia, ou seja, sem a necessidade de reposição posterior de horas. É uma vitória da categoria de técnicos administrativos da UFU e também de toda comunidade de negras e negros da instituição. Toda essa luta gira em torno da luta antirracista na universidade. E é coletivamente, unindo todas categorias que compõe nossa universidade, que avançamos na luta!

Avancemos!

Comments


  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
  • White YouTube Icon
bottom of page