Home » Slider »

Dia Nacional de Lutas – Seminário Estatuinte Universitária

Escrito por: Guilherme Gonçalves

 

Como atividade relacionada ao Dia Nacional de Lutas, deliberado pela FASUBRA em sua última plenária, o SINTET-UFU realizou na tarde desta quarta-feira 27 um seminário sobre a nova estatuinte da Universidade Federal de Uberlândia. O evento aconteceu no Centro de Convivência do Campus Umuarama.

 

Abrindo o seminário, o Coordenador Geral do SINTET-UFU, Silnando Silvério deu alguns informes referentes à comissão que estuda a viabilidade das 30 horas na UFU. Já o convidado foi José Antonio Galo, professor do Instituto de Ciências Biomédicas ICBIM e Chefe de Gabinete do Reitor. Galo fez explicações sobre a proposta de formação de uma comissão que construirá o novo estatuto da universidade, e que foi apresentada ao Conselho Universitário.

 

O professor iniciou sua fala agradecendo o espaço para discutir o novo estatuto da universidade, que data da década de 90 e por isso encontra-se defasado, não atendendo mais as demandas universitárias.

Segundo ele, o novo estatuto visa à paridade nos conselhos, sendo que todas as áreas que envolvem os técnicos-administrativos serão contempladas. Para a comissão que desenvolverá a nova estatuinte, serão eleitos 55 técnicos, 55 docentes, e 57 estudantes, seguindo os grupos de representações pré-determinados pelas unidades acadêmicas engenharias, hospital, ciências sociais, etc.. O número menor de servidores e professores eleitos possui uma explicação.      “Técnicos e docentes possuem número menor de eleitos, pois o reitor será responsável por indicar mais 2 representantes de cada”, afirmou o chefe de gabinete.

 

Os interessados deverão se candidatar para representar suas unidades acadêmicas. “Técnico vota em técnico, docente vota em docente, aluno vota em aluno. A estatuinte visa mais paridade e democracia nos conselhos da UFU”, completou.

Após as explicações do professor Galo, os presentes fizeram perguntas a ele buscando sanar dúvidas referentes ao tema. Com ampla participação dos técnicos, nenhum questionamento ficou sem resposta.

 

27 de agosto de 2014