Home » Slider »

Nossos direitos, uma luta diária

Dia1º de Maio foi escolhido para celebrar o dia do trabalho, principalmente por ser a data em que ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores no ano de1886, na cidade de Chicago, Estados Unidos. Também é um momento para celebrar todas as conquistas históricas da classe trabalhadora.

 

A manifestação de Chicago ocorreu em protesto contra as condições desumanas e excessiva carga horária de trabalho, na época 13 horas diárias. O resultado desse protesto foi uma greve que paralisou todo o país, gerando vários confrontos dos manifestantes com a polícia por dias seguidos e  muitas mortes.

A partir dessa manifestação em Chicago, a Central Sindical denominada Segunda Internacional, localizada em Paris, instituiu o dia de 1º de Maio como data máxima dos trabalhadores organizados, assim como também iniciou uma luta pela implantação das oito horas diárias de trabalho. Em 23 de Abril do ano de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de oito horas e proclamou o 1ºde Maio como feriado nacional.

 

Reforçamos a importância do dia 1º de Maio, resultado da luta dos trabalhadores de épocas passadas que não se submeteram às precárias condições de trabalho e que foram às ruas para conseguirem melhores condições e o principal: o respeito de toda uma sociedade.

Ainda hoje muitos anos após os acontecimentos em Chicago, vemos a história se repetir com a classe trabalhadora, outras formas de abuso no trabalho e o desrespeito dos direitos conquistados ao longo da história.

 

Queremos destacar que estamos na luta e permanecemos nela. Deixamos claro que, nossa história não iniciou muito diferente desses trabalhadores que perderam a vida para garantir o mínimo de respeito.

Ainda há muitos desafios e superações pela frente, muitas conquistas a serem alcançadas.

Por isso, na data de 1º de Maio, queremos homenagear todos os trabalhadores e trabalhadoras da nossa base, como também a todas as classes de trabalhadores que movimentam a riqueza deste imenso país. Pessoas que lutam, acreditam, avançam junto conosco.

 

Continuamos juntos e firmes na caminhada.

Juntos somos mais!

SINTET– UFU

 

30 de abril de 2013