Home » Slider »

Resumo da Caravana Agosto Vermelho da Fasubra

Caravana da educação capa

 

Aproximadamente três mil trabalhadores técnico-administrativos em educação participaram da caravana da Fasubra intitulada Agosto Vermelho que aconteceu nos dias 05 e 06. O Comando Local de Greve do SINTET-UFU marcou presença com 48 pessoas. Os caravaneiros reivindicaram do governo federal o avanço nas negociações da pauta do movimento.

Pacificamente os trabalhadores percorreram o Eixo Monumental e pararam em frente ao Ministério do Planejamento reivindicando negociações efetivas. Depois seguiram até o Ministério da Educação, onde o Comando Nacional de Greve foi tratado com descaso pelos representantes da Secretaria de Ensino Superior (SESu), ao serem recebidos do lado de fora do prédio após duas horas de espera.

Na tarde da quarta-feira, 05, representantes da Fasubra se encontraram pela primeira vez com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Newton Lima. Foram apresentados ao presidente da empresa os problemas recorrentes da atual gestão da EBSERH. Ainda foi apresentada uma proposta de construção de agenda para discussão de possíveis resoluções de tais problemas.

Newton Lima fez considerações sobre a importância da luta da federação e a sua história. “Nos interessa a construção dessa nova relação com a FASUBRA e a palavra de ordem hoje é pactuação”, disse ele. A Fasubra Sindical protocolará a pauta de discussões e o presidente se comprometeu em iniciar a agenda de discussões no final de agosto. Na noite do dia cinco foi realizado o ato “Iluminum”, no qual os caravaneiros acenderam velas para iluminar a educação e a saúde.

Reunião com EBSERH

 

Na quinta-feira, 06, os integrantes começaram as ações bem cedo. Ainda na madrugada os integrantes da caravana ocuparam e bloquearam as entradas de acesso ao Prédio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Mais uma vez ação pedia negociações efetivas com o governo federal, reiterando o que a contraproposta feita pela administração do país foi rejeitada.

Ocupação MPOG

 

Após algum tempo de ocupação e bloqueio o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça recebeu a representação da Fasubra para reunião. Mendonça afirmou que sua posição não é imutável sobre discutir índice econômico. O secretário se comprometeu ainda em participar das reuniões entre a Fasubra e o Ministério da Educação (MEC).

Os caravaneiros já deixaram Brasília, mas o legado de sua luta permaneceu, pois graças à pressão dos trabalhadores os órgãos governamentais receberam e dialogaram com o Comando Nacional de Greve, algo que não estava acontecendo. Hoje, 07, às 11 horas da manhã haverá uma reunião na sede do Ministério da Educação entre os representantes da Fasubra e o secretário de Ensino Superior, Jesualdo Farias.

 

Escrito por: Guilherme Gonçalves – com informações da Fasubra

Imagens: Luciana Castro

7 de agosto de 2015