Home » Slider »

SINTET-UFU apoia Movimento pelo direito ao transporte público

Republicamos a posição do sindicato sobre o aumento da tarifa de transporte público do dia 24 de janeiro

 

Reajuste da tarifa de ônibus

 

A história é a mesma. Todo janeiro somos surpreendidos com a notícia do aumento da tarifa de ônibus, aumento este sempre assustador.

Não foi diferente ao começarmos 2013 com a notícia, logo uma semana após a mudança de gestão de nossa cidade, de que a população passaria apagar 2,85 no transporte público.

O novo aumento está acima da inflação: a tarifa subiu 9,65%e a inflação foi de 7,44. As explicações que tentam justificar o aumento são as mesmas, as balelas de sempre: ampliação da frota evitar superlotação que nunca é percebida por seus usuários.

Quem sempre perde com toda essa história nada mais é que o TRABALHADOR, pois vê o seu salário cada vez mais comprometido e sua qualidade de vida diminuindo.

Necessário se faz lembrar que o contrato assinado em 2009prevê reajustes ANUAIS da tarifa, tem vigência de 10 anos e regras que não favorecem a população. Nem sequer as que existem são cumpridas pelas empresas, como pontualidade, conforto e segurança! Sem deixar de mencionar que, os veículos colocados não suportam a capacidade de passageiros das linhas de grande fluxo.

 

Att,

Coordenação Colegiada do SINTET-UFU – Biênio 2012-2014

19 de junho de 2013