Home » Slider »

SINTET-UFU e assistentes sociais se reúnem com reitor

CAPA

Na manhã dessa terça-feira, 13, a Coordenação Colegiada do SINTET-UFU e os/as assistentes sociais se reuniram com o reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), professor Elmiro Santos Resende, e a Pró-Reitora de Recursos Humanos, Marlene Marins de Camargos Borges. A reunião aconteceu na sala de reuniões do gabinete do reitor, no bloco 3P do Campus Santa Mônica.

Acompanhados de 16 assistentes sociais, os coordenadores do SINTET-UFU Silnando Silvério Ferreira, Sirle de Souza e Lazaro Manoel Rodrigues buscaram discutir o objetivo do processo movido pelas/os assistentes sociais por meio do setor jurídico do sindicato, para que a portaria que reinstaurou às 40 horas semanais para a categoria fosse revogada. A intenção é que seja cumprida a lei n° 12.317 de 26 de agosto de 2010 que instituiu a carga horária de trabalho de 30 horas semanais para a categoria.

Os/as servidores/as assistentes sociais querem que a lei 12.317 seja cumprida e a reitoria deixe de seguir a portaria que revogou esse direito. De acordo com Marlene Marins, a reitoria acatou a portaria orientada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Ainda segundo ela a intenção da administração universitária foi proteger a categoria de processos judiciais que possam prejudicar os trabalhadores/as.

Segundo o reitor, professor Elmiro Resende, a administração da UFU não tem dificuldade em permitir às 30 horas para os/as assistentes sociais, uma vez que isso já foi feito na universidade em outro momento, no entanto ele precisa de sustentação jurídica para revogar a ordem da portaria. O reitor disse ainda que o processo será importante principalmente para a segurança de todos os envolvidos e que a reitoria acatará a decisão judicial assim que ela for divulgada.

Encaminhamento

O reitor, professor Elmiro Resende se comprometeu a se reunir com o Procurador Geral da UFU para acelerar a resposta ao juiz do processo, que deu um prazo de 60 dias para que a administração universitária se posicionasse quanto ao caso.

 

Texto e imagem: Guilherme Gonçalves

13 de outubro de 2015