Home » Slider »

TAEs farão paralisação em 18/Setembro

Por Raissa Dantas

 

 

Na tarde dessa sexta-feira, 13 de setembro de 2024, o SINTET-UFU realizou uma Assembleia Geral com a presença de seus filiados no anfiteatro da Biblioteca do campus Santa Mônica. A atividade foi coordenada por Mário Júnior, secretariada por Jaciara França e Gilberta Pires (online), e relatada por Natália Lucena.

Muitos debates ocorreram durante a Assembleia, em especial relacionados à realidade e vivências que Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) têm enfrentado diariamente. Como encaminhamento, ficou definido que o sindicato enviará um ofício à Reitoria da UFU para questionar sobre uma possível irregularidade no envio de mensagens de uma das chapas envolvidas no processo eleitoral via e-mail e WhatsApp. A dúvida é se houve algum ato ilegal, se isso foi identificado e se a Reitoria tomou ou tomará providências. O SINTET-UFU se comprometeu a acompanhar de perto o desenrolar dessa situação.

Foi também aprovada a Paralisação dos TAEs da UFU, que ocorrerá entre as 06h30 do dia 18 de setembro de 2024 e as 06h30 do dia 19 de setembro de 2024. A pauta da Paralisação inclui:

  • Protesto contra assédios e perseguições na UFU;
  • Denúncia de procedimentos vexatórios e constrangedores, como revistas.

A agenda de mobilizações da Paralisação construída em Assembleia foi:

  • 09h30: Ato na portaria central do Hospital de Clínicas (HC);
  • 14h: Reunião com a atual gestão da Reitoria da UFU para discutir os motivos que levaram os TAEs à Paralisação;
  • Reunião com a futura gestão, eleita nesta semana pela Consulta Eleitoral da UFU, para tratar dos mesmos pontos relativos às pautas da Paralisação.

A assembleia também aprovou o possível ingresso de ações coletivas, que incluem:

  1. Reflexo de plantões na gratificação natalina e no terço de férias;
  2. Incorporação de adicional de raio-X em condições específicas;
  3. Acumulação de adicionais de raio-X, insalubridade e radiação ionizante;
  4. Ação civil pública exigindo a contratação de brinquedistas e professores infantis no HC.

Com essas deliberações, o SINTET-UFU reforça seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e a busca por melhorias nas condições de trabalho. Contamos com o engajamento e participação de todas e todos TAEs da UFU nesta próxima jornada de lutas.

13 de setembro de 2024