Home » Slider »

XXIV CONSINTET-UFU: debate sobre RSC, técnico-administrativo substituto e PCCTAE

mesa-rsc-e-pcctae

Finalizando o primeiro dia do XXIV CONSINTET-UFU, aconteceu a mesa debate sobre o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), técnico-administrativo substituto e o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). Em mesa coordenada por Celeste Francisca da Silva, os debatedores Ilse Sehn, ex-representante da Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS), e Paulo Henrique Rodrigues dos Santos, atual representante da CIS discursaram sobre o tema.

O primeiro a discursar foi Paulo Henrique Rodrigues dos Santos que há muito tempo estuda a carreira do servidor público federal. Inicialmente, ele fez um breve histórico das discussões sobre planos de carreira, e ainda de acordo com ele o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) sempre está em pauta nas discussões sobre a carreira. “O primeiro plano de carreira para os técnicos surgiu em 1986 e a partir de 1990 com a lei 8112, surge o Regime Jurídico Único (RJU)”, começou.

Santos finalizou dizendo que o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) em 2005 deu identidade, conceitos, elementos de gestão e desenvolvimentos aos trabalhadores técnico-administrativos em educação.

Em seguida, foi a vez de Ilse Sehn falar sobre a importância e as competências da Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS). “A CIS foi instituída pela portaria 2519 de 2005 acompanha, orienta, fiscaliza e avalia o PCCTAE”, disse a ex-integrante da comissão interna da UFU. “A CIS faz ainda a propostas para o aprimoramento do PCCTAE a Comissão Nacional de Supervisão da Carreira”, finalizou a palestrante.

Texto e imagem: Guilherme Gonçalves

8 de dezembro de 2016