Assembleia aprova pauta do XXVIII CONSINTET-UFU

Por Raissa Dantas

O SINTET-UFU realizou assembleia geral na tarde dessa terça-feira, 09 de janeiro de 2023, para debater a pauta do próximo Congresso do sindicato, que deve acontecer em março deste ano. A atividade híbrida foi realizada nos anfiteatros C e D do bloco 5R, campus Santa Mônica da UFU e, ainda, virtualmente pela plataforma Zoom. A mesa foi composta por Robson Luiz Carneiro na coordenação, Gilberta Pires na secretaria e, ainda, Alexandre Igrecias na relatoria.

No início do encontro foram aprovadas por unanimidade a composição de mesa, o tempo de fala e a pauta da assembleia. Na sequência, Robson pediu a palavra para informar os presentes sobre o ato em defesa da democracia que acontecerá às 18h dessa segunda-feira na praça Ismene Mendes (antiga Tubal Vilela). Na sequência, foi apresentada a proposta de pauta do XXVIII CONSINTET-UFU, bem como a ideia de debates prévios sobre o Plano de Gestão e Teletrabalho, o desmonte da carreira e campanha salarial para 2023, a Institucionalização do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab-UFU) e, ainda, Estatuto do SINTET-UFU.

Após extenso debate entre os presentes, com destaque especial à inclusão do ponto do Plano de Lutas e do ponto sobre Estatuto, foi deliberado criar uma Comissão de elaboração da pauta estatutária para recolher as propostas que constarão no edital de convocação do CONSINTET-UFU. A comissão é composta por Jaciara Boldrini, Sérgio Santos, Dulcidelma Rosa, Mário Guimarães Júnior, Robson Luiz Carneiro, Valdemiro Paulino, Marco Túlio, Valdecir Lucas, Kênia Claudino e Maria Cristina Sagário. O grupo se reunirá nessa terça-feira, 10, às 15h30 na sede do sindicato.

Ao final da assembleia, foi aprovada por unanimidade entre os presentes a seguinte pauta do XXVIII CONSINTET-UFU:

1. Direitos e autoritarismo na América Latina;
2. Aprovação do regimento do CONSINTET;
3. Conjuntura Nacional: O papel do movimento sindical no Governo Lula;
4. A luta por direitos dos(as) aposentados(as);
5. HC-UFU: Ebserh, terceirização e os desafios para a unidade dos(as) traballhadores(as);
6. Mulheres em luta contra o assédio no trabalho;
7. Transfobia e a luta LGBT+ na Universidade;
8. Enfrentamento ao Racismo e política de cotas;
9. Reforma Estatutária; (Pontos encaminhados pela comissão)
10. Prestação de contas;
11. Aprovação do Plano de Lutas

9 de janeiro de 2023