GREVE DOS TAES: Será realizada nova assembleia para definir a data de retorno ao trabalho

  • Categoria deliberou sobre a data de retorno ao trabalho

 

Na tarde desta terça-feira, dia 02 de julho de 2024, aconteceu Assembleia Geral do Comando Local de Greve (CLG) dos técnico-administrativos em educação (TAEs) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), reunindo mais de 300 servidores, presencialmente no auditório do bloco 3Q, campus Santa Mônica e on-line por meio da plataforma Zoom. Na ocasião, a categoria decidiu realizar nova assembleia no dia 8 de julho para definir a data de retorno ao trabalho, em razão do termo de acordo de greve das pautas locais.

A mesa foi composta por Jaciara Boldrini na coordenação, Sérgio Santos na secretaria presencial, Gilberta Pires na secretaria on-line, Ciro Nascimento na moderação do Zoom e Natalia Lucena na relatoria.

Na primeira pauta da assembleia, Flávia Santana e Cheliman Alves deram repasses sobre as atividades realizadas na manhã da terça-feira (02) pelo CLG. Os servidores e servidoras participaram de um ato na Reitoria e, logo em seguida, se reuniram com a Administração Superior da universidade para entregarem o termo do acordo de greve, documento que trata das pautas locais do movimento paredista, incluindo a flexibilização das 30 horas, afastamento para qualificação, reposição do trabalho represado, melhoria da estrutura dos campi e PGD. Confira alguns registros no vídeo abaixo:

 

Dando sequência aos informes, Jaciara Boldrini convidou todos os presentes para a roda de conversa “PL Antiaborto (1904/24) e suas consequências para crianças, mulheres e pessoas que gestam no Brasil”, que acontecerá na quarta-feira, 3 de julho, às 14h, no anfiteatro 3Q do campus Santa Mônica. A atividade faz parte da programação de greve dos CLG’s da ADUFU e do SINTET. As convidadas são as professoras Helena Paro FAMED/UFU e Neiva Flavia FADIR/UFU e a assessora política do SINTET-UFU e diretora de comunicação do PSOL Uberlândia, Natalia Lucena.

John Douglas e Robson Luiz Carneiro falaram sobre as atividades realizadas pelo Comando Nacional de Greve (CNG) nas últimas semanas. Os dois servidores estiveram em Brasília-DF como delegados, representando a base do SINTET no CNG.

Ao finalizarem os informes, diversos técnicos e técnicas se inscreveram para a pauta de análise de conjuntura. Em seguida, iniciou-se um debate a respeito da data de retorno dos TAEs ao trabalho. A mesa informou aos presentes que o acordo de greve entregue pelo CLG à Reitoria na manhã desta terça (02) será analisado pela Gestão Superior, mas ainda não foi assinado. Por conta disso, a categoria votou e decidiu por ampla maioria manter a greve até que o termo de acordo das pautas locais seja assinado e realizar nova assembleia geral na segunda-feira, dia 8 de julho, para definir a data de retorno ao trabalho.

Confira algumas das conquistas da greve dos servidores federais da educação em 2024:

2 de julho de 2024