Home » Slider »

TAEs da UFU autorizam assinatura de acordo de greve entre Fasubra e Governo

Por Raissa Dantas

 

Na última quarta-feira, 26 de junho de 2024, ocorreu uma Assembleia Geral dos TAEs no campus Umuarama, no anfiteatro 8C, às 10h. A reunião, que teve Flávia Maria na coordenação, Adair de Andrade no secretariado presencial, Reisla de Almeida no secretariado online, James Soares no apoio online e Natália Lucena na relatoria, começou com a aprovação da mesa e da dinâmica da assembleia, seguida por uma inversão do ponto de pauta. A atividade contou com a participação de mais de 400 trabalhadoras e trabalhadores nas modalidades presencial e remota.

No ponto de informes, foram compartilhadas as recentes atualizações sobre a reunião com o governo. Robson Luiz, coordenador do SINTET-UFU que está presente no Comando Nacional de Greve (CNG), destacou a importância de os membros se informarem através dos canais oficiais, como o CNG, e não por grupos informais como o WhatsApp. Jhon Douglas, TAE da UFU que também representa a categoria da UFU no CNG, reforçou essa mensagem e sublinhou a necessidade da busca de informação correta.

Na discussão sobre um novo desconto para o Fundo de Greve, foi apresentada a situação financeira do sindicato, com o que já foi gasto, o balanço financeiro atual e os possíveis cenários de novos descontos do fundo de greve. Os participantes debateram sobre a aprovação de um novo desconto e, em caso afirmativo, quais seriam os valores. Silnando Silvério, inicialmente contrário, mudou de opinião e defendeu a necessidade do novo desconto para repor o déficit no caixa do sindicato, advindo dos gastos com a greve, que até o momento ultrapassaram o valor arrecadado pelo primeiro recolhimento do fundo de greve. Após aprofundados os debates e analisadas propostas, foi aprovado um desconto de 1% para todos os sindicalizados do SINTET-UFU no mês subsequente.

Já no ponto sobre a assinatura do Acordo de Greve, foi lido o documento corrigido pelo CNG da FASUBRA, com a proposta de acordo entre as partes. O conteúdo do documento foi corrigido, uma vez que a íntegra enviada pelo governo continha erros ou itens de redação frágil, que poderia colocar alguns termos do acordo de greve em risco. Após profundo debate conjuntural e análise de cenários possíveis sobre a categoria, por ampla maioria foi aprovada a autorização para que a Fasubra assine o acordo de greve com o Governo. Posterior a esta votação, foi avaliada a inclusão de condicionantes para a assinatura, entretanto, por uma margem estreita, a autorização de assinatura do acordo de greve sem condicionante foi aprovada. Esta autorização deverá, ainda, conter a orientação expressa da importância de negociação sobre a reposição de trabalho da greve.

Ao final a assembleia referendou a extensão do prazo dos delegados Robson Luiz e Jhon Douglas no CNG até terça-feira, 2 de julho, ou até o final da greve. A assembleia também autorizou que qualquer alteração sobre a data será deliberada pelo Comando Local de Greve (CLG), que se reunirá na sexta-feira, 28 de junho, para deliberar sobre a data e pauta da próxima assembleia, que deverá discutir a saída coletiva da greve.

 

Fotos: Milton Santos, TAE e fotógrafo da UFU, membro do CLG UFU

27 de junho de 2024