Home » Slider »

Assembleia Geral: TAE’s UFU deliberam sobre as revistas no HC e questões de assédio na UFU

TAEs se reuniram presencialmente no bloco 8C

 

Na manhã desta segunda-feira, dia 12 de agosto de 2024, técnicas e técnicos administrativos em educação da UFU se reuniram em assembleia geral. A atividade foi realizada presencialmente no anfiteatro do bloco 8C, campus Umuarama, e on-line pela plataforma Zoom. A categoria estabeleceu ações para tratar da questão das revistas no Hospital de Clínicas da UFU e assédio na universidade.

A Coordenadora de Aposentados do SINTET-UFU, Ana Lucia Ribeiro Gonçalves, iniciou a pauta de informes fazendo um convite aos aposentados e aposentadas para a palestra sobre o aumento salarial e níveis de progressão conforme o acordo de greve de 2024. A atividade acontecerá na terça-feira, dia 13 de agosto de 2024, a partir das 8h nos anfiteatros do bloco 5R, campus Santa Mônica.

Em seguida, Jaciara Boldrini informou aos presentes que os transtornos relatados pelos trabalhadores e trabalhadoras do HC-UFU durante as revistas para entrada e saída no hospital foram levados à Superintendência do HC em reunião e, ainda assim, situações inapropriadas continuaram acontecendo ao longo dos últimos dias. Boldrini reforça que os TAE’s que se sentirem constrangidos/as e/ou inseguros/as no ambiente de trabalho, devem procurar o Sindicato. Nesta terça-feira, dia 13 de agosto de 2024, o SINTET-UFU se reunirá novamente com a Superintendência do HC para solicitar a suspensão da revista dos trabalhadores/as. A reunião será realizada durante a manhã na sala da Direção do hospital e todos os servidores/as podem participar.

Durante a segunda pauta da assembleia, os trabalhadores e trabalhadoras presentes relataram situações inapropriadas que vem acontecendo nas últimas semanas durante as revistas no HC, como a abordagem abusiva, ameaças, vistoria de bolsas e mochilas e as grandes filas para entrada e saída do hospital, entre outras. Houveram também relatos de assédio moral em outros setores da universidade. Diante disso, a categoria votou e deliberou que as questões sobre as revistas e assédios serão informados no CONSUN e CONDIR; será criado um Grupo de Trabalho para tratar das situações de assédio na FAMEV, HO e HC e, além disso, caso a Superintendência não suspenda a revista dos trabalhadores/as no HC, os TAE’s realizarão paralisação em data a ser definida.

12 de agosto de 2024